A Toxina Botulínica é uma substância produzida via laboratório, a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, é usada para fins estéticos, como o tratamento de rugas de expressão e linhas finas. É usada também como um medicamento para tratar certos problemas musculares e de movimento.
A toxina botulínica tem sido usada medicinalmente desde meados do século. Ela é utilizada para tratar diversas condições médicas, incluindo espasmos musculares involuntários, distúrbios da motilidade ocular, enxaqueca e hiperatividade muscular.
Ela também é conhecida como Botox, que é uma marca registrada da toxina botulínica.
Para que serve a toxina botulínica no tratamento estético dermatológico?
É um produto utilizado na dermatologia estética para o tratamento de diversas condições como rugas da pele e prevenção do envelhecimento cutâneo. A toxina botulínica é uma substância que, quando injetada na pele promove a paralisia dos músculos subjacentes e age bloqueando os sinais enviados pelo cérebro aos músculos da face, o que faz com que estes se relaxem, causando a diminuição das rugas e linhas de expressão.
A toxina botulínica funciona, portanto, bloqueando a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina no sistema nervoso.
Já sabemos que a toxina botulínica inibe a atividade das células nervosas, o que tem efeito calmante e relaxante. Além de ser usada para reduzir a aparência de rugas e linhas finas no rosto (linhas verticais e horizontais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos e linhas horizontais na testa. Também é possível arquear a sobrancelha e corrigir assimetrias). também pode ser usada para tratar outras condições dermatológicas, como a hiperidrose (suor excessivo) e oleosidade da pele (reduzindo os poros) e ainda bruxismo.
Quais são os benefícios da toxina botulínica?
É utilizada em tratamentos estéticos para reduzir a aparência de rugas e linhas finas. A substância age bloqueando os músculos responsáveis pela formação dessas imperfeições, o que resulta em uma pele mais lisa e jovem. Além disso, o procedimento é bastante seguro e relativamente simples e geralmente não requer anestesia, não causa dor ou desconforto.
Os efeitos geralmente duram de 3 a 5 meses, mas alguns pacientes relatam um efeito duradouro por até 6 meses. O tratamento é considerado seguro quando realizado por um profissional médico habilitado e os riscos são geralmente muito baixos.
É uma opção útil para aqueles que procuram uma maneira de reduzir as rugas sem cirurgia ou outros tratamentos invasivos.
Quais são os riscos da toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma substância neurotóxica e uma das substâncias mais potentes conhecidas e, quando usada em doses adequadas, é segura. No entanto, pode causar efeitos colaterais, incluindo paralisia muscular temporária se usada em doses excessivas e em locais contra indicados. No entanto, alguns pacientes podem experimentar alguns efeitos colaterais leves, como uma leve dor ou inchaço no local da injeção, vermelhidão ou hematoma que são passageiros.
Outros possíveis efeitos colaterais incluem, coceira, náusea, vômito, diarréia, urticária (erupções cutâneas) e alterações da visão . Raramente, a toxina botulínica pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia (choque anafilático). Vale lembrar que esses efeitos são com doses muito grandes da toxina, o que não ocorre para fins estéticos.
Por isso procure sempre um profissional qualificado para fazer o diagnóstico e a aplicação, se deseja atendimento para aplicação de Toxina botulínica em Santo Antônio da Platina agende uma consulta com a Dra. Mariana Magalhães. Se tiver alguma dúvida entre em contato com a nossa equipe, que teremos o prazer em te atender.