O microagulhamento é uma técnica de micro furos na pele da Estética Dermatológica que tem como objetivo estimular a produção de colágeno e elastina na pele. Permite a entrada de substâncias (medicamentos) em camadas profundas da pele, onde os cremes não chegam. Ele é feito através de um instrumento que possui microagulhas que são inseridas na pele e movimentadas de forma circular.
Esse procedimento é considerado seguro e eficaz, sendo indicado para tratar diversos problemas de pele, como manchas, cicatrizes, rugas e linhas de expressão. Pode ser feito em qualquer região do corpo, mas é mais comumente realizado no rosto, pescoço e colo.
Após o procedimento, a pele fica vermelha e sensível por alguns dias, mas os resultados são visíveis após algumas sessões. Se você está procurando uma solução para melhorar a aparência da sua pele, o microagulhamento pode ser uma boa opção.
Para que serve o microagulhamento no tratamento estético dermatológico?
É um procedimento estético dermatológico realizado com o objetivo de melhorar a aparência da pele, promovendo a regeneração celular e estimulando a produção de colágeno. Esse tratamento estético é indicado para peles com marcas de expressão, rugas, flacidez, rejuvenescimento, estrias, manchas e cicatrizes de acne, além de peles envelhecidas ou danificadas pelo sol. O microagulhamento pode ser realizado com diferentes tipos de aparelhos, sendo o mais utilizado o Dermaroller ou Dermapen.
O procedimento é feito com anestesia tópica local ou alguns casos selecionados há possibilidade de fazer bloqueios anestesicos.
Quais são os benefícios do microagulhamento?
Os objetivos do microagulhamento realizado através da aplicação de micro agulhas finas na pele são de promover a regeneração celular e, consequentemente, melhorar a textura e o aspecto da pele, além de melhorar cicatrizes de acne, estrias, rugas e poros abertos. Também auxilia no clareamento de manchas e linhas de expressão.
O procedimento é seguro e confortável ao paciente. O tempo de recuperação também é curto, podendo haver algum inchaço e vermelhidão no local realizado nas primeiras horas após o procedimento. A maioria das pessoas podem retomar suas atividades normais logo no dia seguinte à realização do microagulhamento.
Os resultados do procedimento são visíveis após algumas sessões, sendo que o número de sessões necessárias varia de acordo com o problema a ser tratado. O intervalo entre as sessões também varia e geralmente é de 4 a 6 semanas.
Quais cuidados são necessários após o microagulhamento?
É importante evitar o uso de maquiagem e filtro solar nas primeiras 24 horas e seguir as recomendações prescritas pelo médico como uso de cicatrizantes e água termal. A partir do terceiro dia, ou quando a pele tiver se recuperado completamente, o paciente deverá usar cremes faciais e/ou corporais, prescritos pela dermatologista, para potencializar os resultados. O uso de filtro solar é fundamental para proteger a região tratada.
Quais são as contra indicações do microagulhamento?
É contra indicado em pacientes com problemas de cicatrização como tendência a queloides, infecção de pele no local da aplicação, uso de anticoagulantes orais, diabetes não controlado. Pacientes que apresentam episódios de herpes, indicamos uma profilaxia.
O Microagulhamento pode ser associado a outros tratamentos estéticos?
Sim, é possível a associação de outros procedimentos como: laser pixel, luz intensa pulsada, peeling químico, CO2 fracionado.
Quais são os riscos do microagulhamento?
Embora o procedimento seja geralmente seguro, existem alguns riscos associados inerentes ao procedimento. Se for feito sem a ajuda de um profissional, alguns dos riscos mais comuns são:
– Infecção: A pele pode ficar infectada se as agulhas não forem limpas adequadamente. Isso pode levar a complicações, incluindo abscessos e celulite.
– Sangramento: O microagulhamento pode causar sangramento na área tratada.
– Lesões na pele: O microagulhamento pode causar lesões na pele, incluindo manchas escuras, cicatrizes e até mesmo ulcerações.
– Reações alérgicas: Algumas pessoas podem ter reações alérgicas às agulhas ou aos produtos que são usados durante o procedimento. Isso pode causar vermelhidão, inchaço e coceira na área tratada.
Por isso procure sempre um profissional qualificado para fazer o diagnóstico e o procedimento, se deseja atendimento para o procedimento de Microagulhamento em Santo Antônio da Platina agende uma consulta com a Dra. Mariana Magalhães. Se tiver alguma dúvida entre em contato com a nossa equipe, que teremos o prazer em te atender.