O que é Fogo Selvagem (Pênfigo)?
O Fogo Selvagem (Pênfigo) é uma doença da pele caracterizada por várias lesões bolhosas. A palavra Pênfigo vem do grego e significa “em forma de pena”. A doença afeta principalmente as pessoas idosas, embora possa ocorrer em qualquer idade. O Pênfigo é causado por uma reação auto imune, causado por um problema no sistema imunológico, o que significa que o sistema imunológico ataca as células saudáveis da pele e couro cabeludo e às vezes, no trato digestivo e respiratório.
O Pênfigo é uma doença grave que pode ser fatal se não for tratada. Felizmente, existem tratamentos eficazes disponíveis para ajudar as pessoas a controlar a doença e melhorar sua qualidade de vida. Neste artigo, vamos abordar os sintomas, causas e tratamentos para o Fogo Selvagem (Pênfigo).
Quais os tipos de Fogo Selvagem (Pênfigo)
Existem vários tipos e três tipos principais: Pênfigo vulgar, Pênfigo Foliáceo e o Pênfigo Eritematoso.
Pênfigo Vulgar
O Pênfigo Vulgar é a forma mais frequente da doença e afeta a camada mais superficial da pele.
Pênfigo Foliáceo
O Pênfigo Foliáceo afeta a camada intermediária da pele
Pênfigo Eritematoso
O Pênfigo Eritematoso é menos comum e afeta a camada mais profunda da pele.
Além dos três tipos mais comuns temos também o pênfigo vegetante e geralmente aparece nas áreas do corpo onde a pele é mais fina, como a face, axilas e virilhas.
Quais os sintomas do Fogo Selvagem (Pênfigo)?
Os sintomas do Pênfigo incluem manchas vermelhas na pele, coceira e descamação da pele. As lesões podem se transformar em bolhas cheias de líquido que podem estourar facilmente e causar dor. O Pênfigo também pode causar feridas na boca e no couro cabeludo. Se não for tratado, pode se espalhar para outras partes do corpo e levar à incapacidade de engolir ou respirar.
Qual o tratamento do Fogo Selvagem (Pênfigo)?
O tratamento depende do tipo de doença e da gravidade dos sintomas. O tratamento geralmente envolve corticosteroides para reduzir a inflamação e imunossupressores para suprimir o sistema imunológico. Esses medicamentos podem ser administrados por via oral, intravenosa ou injetável (aplicados diretamente na pele) de acordo com a necessidade de cada paciente.
Alguns pacientes necessitam de cirurgia para remover as lesões na pele antes que elas evoluam e se espalhem pelo corpo inteiro. E em casos graves, também é necessário realizar um transplante de medula óssea para restaurar o funcionamento normal do sistema.