A Crioterapia ou Criocirurgia é uma técnica bastante usada para tratamento de algumas lesões dermatológicas específicas. Na crioterapia utilizamos o nitrogênio líquido (-196°) para tratar as lesões através de ciclos de congelamento e descongelamento da pele, causando uma queimadura e destruição dos tecidos pelo frio.
Quando é indicado?
Pode ser indicada para tratamento de lesões benignas: como melanoses solares, verrugas virais, lesões pré cancerígenas como a queratose actínica e certos tipos de câncer de pele, especialmente em áreas sobre cartilagens, lesões pequenas e superficiais e/ou pacientes sem condições clínicas de submeter-se a outros tratamentos mais agressivos.
Existe contra indicação para crioterapia?
Sim. A criocirurgia não é indicada para os pacientes com feridas abertas, alterações das plaquetas, psoríase, vitiligo e tendência a cicatrizes quelóide e ou hipertróficas.
Efeito e Cuidados da crioterapia
Após a aplicação, que é feita através de spray ou ponteira de contato, a área fica com inchaço e vermelhidão, além de ardência local. Após o primeiro dia há formação de uma bolha que não pode ser rompida e consequentemente uma crosta local que deve cair naturalmente em um período de 10- 21 dias. A crosta não pode ser removida pois pode gerar cicatriz local. Nesse período recomenda-se usar um creme ou pomada de antibiótico. Depois de cicatrizada a pele pode ficar esbranquiçada, de acordo com a profundidade do tratamento realizado.
É muito importante o uso de protetor solar no local durante a após o tratamento.
Procure sempre um profissional qualificado para fazer o diagnóstico e o procedimento, se deseja atendimento para o procedimento de crioterapia em Santo Antônio da Platina agende uma consulta com a Dra. Mariana Magalhães. Se tiver alguma dúvida entre em contato com a nossa equipe, que teremos o prazer em te atender.