O que é uma biopsia de pele?
A biópsia de pele é um procedimento em que o dermatologista retira um pequeno fragmento de pele ou da mucosa, com a intenção de encaminhar esta amostra para análise patológica em um laboratório para obter um diagnostico mais preciso de uma doença em investigação.
Como é realizado a biópsia de pele?
A coleta para a biópsia é realizada com aplicação de anestesia local, sendo esta uma intervenção cirúrgica considerada simples, rápida e de baixo risco, podendo, muitas vezes, ser realizada em consultório. O procedimento após a anestesia torna-se indolor ao paciente. A indicação e a realização sempre deve ser feita por um especialista médico após as adequadas avaliações do estado de saúde do paciente.
A biópsia não é sinônimo de doença ruim. Realizamos a biópsia para distinguir lesões que são muito parecidas ao exame físico, lesões atípicas, para fazer diagnóstico de doenças inflamatórias e auto-imunes da pele e para excluir ou confirmar uma lesão maligna.
Quais os tipos de biópsia existe?
Biópsia por punch
Indicado para a remoção quando há necessidade de uma porção mais profunda da pele. Utiliza-se um objeto cilindrico cortante que, ao ser girado, atravessar várias camadas da epiderme e derme e pode alcançar até a gordura subcutânea.
Biópsia por raspagem
Também conhecida como shaving, esta técnica de biópsia de pele utiliza uma lâmina cirúrgica para raspar as camadas superiores da pele.
Biópsia por curetagem
A curetagem consiste em um procedimento de raspagem que utiliza um instrumento chamado cureta — que retira pequenos fragmentos de pele sem a necessidade de dar pontos, porém é capaz de pegar apenas as camadas mais superiores da pele.
Excisão ou Incisão com bisturi
Esta é uma biópsia de pele realizada para remover fragmentos grandes e em camadas mais profundas, sendo geralmente indicada para tumores de pele ou pintas. A técnica utiliza um bisturi para remover toda a lesão da pele, o que geralmente demanda sutura para fechamento desta. O tipo de biopsia incisional (apenas parte da lesão) ou excisional (toda a lesão), vai depender da doença em investigação.
Quais são os cuidados pós-operatórios?
Embora seja um procedimento simples, a biópsia de pele é uma pequena cirurgia e demanda certos cuidados para garantir uma boa cicatrização e evitar infecções. Cabe ao médico dermatologista informar ao paciente as recomendações essenciais de acordo com o tamanho da amostra e do local da biópsia.
As recomendações gerais incluem:
- Uso de analgésicos simples se dor local;
- Uso de antibióticos se necessário;
- Higienização do local onde foi realizada a biópsia;
- Repouso conforme indicação do dermatologista;
Procure sempre um profissional qualificado para fazer o diagnóstico e o procedimento, se deseja atendimento para o procedimento de Biópsia de pele em Santo Antônio da Platina agende uma consulta com a Dra. Mariana Magalhães. Se tiver alguma dúvida entre em contato com a nossa equipe, que teremos o prazer em te atender.