A espinha é um problema estético comum que afeta a forma e a aparência da pele. Embora existam diversos produtos no mercado para tratamento da espinha, alguns alimentos podem auxiliar no controle da ocorrência dela.
Muitas vezes consumimos alimentos que fazem mal para a nossa pele e nem sabemos, e se você sofre com a acne talvez possa melhorar esse quadro mudando um pouco a sua alimentação.
A acne ou espinha, são inflamações da pele que ocorrem quando os poros se obstruem com o pus e o sebo. A causa das espinhas é ainda não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada com o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, com a presença de bactérias na pele, com alterações no sistema imunológico ou com a retenção de células mortas na superfície da pele.
Entretanto, podemos diminuir bastante esse problema através de algumas mudanças na nossa alimentação. A alimentação pode influenciar tanto na formação das espinhas, quanto na melhoria, pois alguns alimentos podem desinflamar a pele e ajudar a combater as espinhas.
Nesse artigo vamos falar dos alimentos que ajudam a diminuir a propagação da acne e dos alimentos que pioram esse quadro.
Alimentos que diminuem a espinha?
O tratamento da acne deve ser adaptado ao tipo de acne, à gravidade dos sintomas e à condição da pele. Porém, quando se trata da alimentação, podemos inserir alguns pratos e tanto quanto evitar outros tipos de comida para evitar e diminuir as acnes
Vamos ver agora quais são os alimentos que ajudam a desinflamar a pele e reduzir as acnes.

Alimentos ricos em vitamina A
Alimentos ricos em vitamina A ajudam a diminuir a ocorrência de espinhas, pois favorecem a renovação celular. São eles: vegetais verde-escuros, cenoura, abóbora, manga, damasco e melão.
Alimentos fontes de zinco
Esse mineral é importante para a renovação celular e ajuda a prevenir a formação de espinhas. São eles: frutos do mar, carne, aves, ovos, castanhas e amendoim.
Alimentos ricos em ômega
Esses alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam na cicatrização da pele. São eles: peixes gordurosos, como salmão, atum e sardinha, e nozes.
Água
A água é um dos melhores aliados da pele e ajuda a eliminar as toxinas e a desinflamar a pele. Beba pelo menos 8 copos de água por dia.
Chá verde
O chá verde é um excelente antioxidante e ajuda a desinflamar a pele. Beba pelo menos 2 copos de chá verde por dia.
Frutas cítricas
As frutas cítricas, como laranja, limão e grapefruit, são ricas em vitamina C e ajudam a desinflamar a pele. Consuma pelo menos 1 fruta cítrica por dia.
Legumes
Os legumes são ricos em fibras e ajudam a desinflamar a pele. Consuma pelo menos 2 porções de legumes por dia.
Soja
A soja é rica em isoflavonas, que são compostos que ajudam a desinflamar a pele. Consuma pelo menos 1 porção de soja por dia.
Grãos
Os grãos, como o arroz, o trigo e o milho, são ricos em fibras e ajudam a desinflamar a pele. Consuma pelo menos 2 porções de grãos por dia.
Água de coco
A água de coco é rica em potássio e ajuda a desinflamar a pele. Beba pelo menos 1 copo de água de coco por dia.
Óleo de coco
O óleo de coco é rico em ácidos graxos saturados, que ajudam a desinflamar a pele. Use o óleo de coco no cozimento ou como hidratante facial.
Além de consumir esses alimentos, é importante manter a pele limpa e hidratada. Lave o rosto duas vezes por dia com um sabonete suave e hidrate a pele diariamente com um hidratante facial.
Alimentos que aumentam as espinhas
A acidez é normalmente associada ao aumento de espinha, mas existem alimentos que podem aumentar as chances de desenvolvimento de acne e os principais culpados são os produtos industrializados.
É importante identificar os alimentos que inflamam a pele causando espinhas, pois eliminando-os você poderá ter uma pele mais saudável.
Veja a lista dos principais alimentos que podem estar inflamando a sua pele:
Açúcar refinado
O açúcar refinado é o principal vilão. Ele aumenta a produção de sebo, facilita a formação de acne e causa o envelhecimento precoce da pele. Prefira os açúcares integrais, como o demerara, ou os adoçantes naturais, como a stévia.
Álcool
O álcool é um dos principais responsáveis pela inflamação da pele. Ele estimula a produção de radicais livres, que causam danos à pele. Beba com moderação.
Frituras
As frituras são altamente inflamatórias e prejudiciais à saúde. Prefira preparar os alimentos no vapor, no forno ou no fogão.
Alimentos Processados
Os alimentos processados, como o salgadinho, o biscoito, o refrigerante e o sorvete, são ricos em sódio, gordura e açúcar, que inflamam a pele. Evite-os o máximo possível.
Embutidos
Os embutidos, como o salame, o presunto e a linguiça, são altamente inflamatórios. Procure evitá-los.
Alimentos gordurosos
Alguns alimentos apesar de serem ricos em gorduras boas devem ser consumidos com moderação. O queijo, leite integral, amendoim, nozes, pistache são um exemplo desses alimentos.
Outros alimentos
Alguns alimentos como o café, chá preto, doces e alimentos condimentados como especiarias, pimentas, molhos picantes, etc também podem piorar o quadro das acnes.
Os alimentos acima são os principais causadores da inflamação da pele, se você quer reduzir as chances de desenvolvimento de acne, evite esses alimentos e procure consumir alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e carnes magras, assim você poderá ter uma pele mais saudável com menos espinhas.
Se notar que sua acne está se tornando crônica, ou seja, aparecendo com maior frequência, marque uma consulta com um dermatologista.
Se você está em Santo Antônio da Platina ou região e está tendo problemas com as espinhas, marque uma consulta com a nossa dermatologista Dra. Mariana Magalhães para que ela possa te ajudar a identificar se apenas mudando os alimentos que estão inflamando a sua pele.