A acne em adultos é uma doença de pele caracterizada por espinhas, cravos e pústulas. Os principais fatores que desencadeiam a acne são hormonas (androgênios), o acúmulo de sebo e a propagação de bactérias.
A acne é um problema de pele comum também em adultos. Os motivos pelos quais os adultos sofrem de acne são os mesmos que causam acne em adolescentes: hormonas, sebo, bactérias e células mortas da pele.
Outros fatores que podem contribuir para o desencadear da acne em adultos incluem: mudanças hormonais, estresse, maus hábitos de higiene, alimentação inadequada, uso de produtos cosméticos ou medicamentos.
Vários adultos podem ter acne na fase adulta, principalmente mulheres durante a gravidez ou no período pré-menstrual. Elas podem ocorrer em qualquer parte do rosto, mas é mais comum na testa, nariz, queixo e ombros.
Afetando cerca de metade da população mundial, a acne é uma disfunção muito comum. Na maioria dos casos, a acne é uma condição temporária na vida de uma pessoa, mas para algumas pessoas, a acne pode ser um problema crônico.
Alguns dos tratamentos para a acne podem ser locais, como limpezas, cremes, loções ou pomadas, ou sistêmicos, como medicamentos orais ou injetáveis. Tem ainda os tratamentos estéticos, feitos por aparelhos como a luz pulsada, o laser fracionado e o eletrolifting.
Os tratamentos locais são mais utilizados e eficazes para os casos de acne leve a moderada, enquanto os tratamentos sistêmicos são indicados para os casos de acne que persiste e quando são mais severos.
O tratamento da acne deve ser individualizado de acordo com o tipo de acne, a gravidade dos sintomas e as condições da pele. Geralmente, o tratamento é iniciado com os tratamentos locais e, se não for eficaz, passa-se para a medicação, que sempre deve ser feita com o acompanhamento de dermatologista.
Nesse artigo vamos falar dos tipos de tratamentos mais usados e com maior eficácia.
Tratamento estético de acne em adultos
O tipo de tratamento da acne vai depender de qual tipo e qual a gravidade. Geralmente, o tratamento inclui limpeza da pele, medicamentos tópicos e/ou orais, e mudanças na dieta ou estilo de vida.
É importante procurar um dermatologista especializado em acne para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Existem diversos tipos de tratamento para a acne, sendo que o mais importante é escolher o tratamento adequado para cada caso. Os tratamentos estéticos para a acne podem ser simples, farmacológicos (uso de medicamentos) ou não-farmacológicos (uso de equipamentos estéticos).
Os tratamentos simples
Os tratamentos simples são os processo podem ser feitos no cotidiano facilmente. Esses procedimentos incluem a limpeza, esfoliação, hidratação e o tratamento com ácido.
Limpeza da pele
A limpeza da pele é um passo importante no tratamento da acne, e a frequência vai variar de acordo com o tipo de pele, recomenda-se para pessoas com pele oleosa ser feita uma vez por mês. Use um sabonete esfoliante suave para remover o excesso de oleosidade e impurezas da pele.
Esfoliação
A esfoliação ajuda a remover as células mortas promovendo a renovação da pele por desobstruir os poros além de reduzir a oleosidade. Você pode comprar esfoliantes na farmácia, ou fazer esfoliação caseira usando ingredientes como açúcar, bicarbonato de sódio ou farinha de aveia.
Hidratação
A hidratação é importante para manter a pele saudável independente do tipo de pele. Em casos de estar sofrendo com acnes, deve-se usar um hidratante específico.
Fazer uso de um hidratante ou creme para o rosto ajuda a repor e a manter a barreira natural da pele, aumentar a elasticidade e luminosidade além de melhorar e retardar o aparecimento das linhas de expressão e rugas. Então independentemente se tem acnes é importante estar com a pele sempre hidratada.
Tratamento com ácido
O ácido é um dos tratamentos que podem trazer diversos benefícios à pele, e são muito eficazes para a acne. O ácido ajuda a remover a oleosidade da pele, reduzir a inflamação e prevenir a formação de cicatrizes. O ácido também estimula a produção do colágeno e da elastina, assim evitando o envelhecimento da pele deixando mais firme.
Os tratamentos farmacológicos
Os tratamentos farmacológicos incluem o uso de substâncias químicas que interagem com o nosso sistema biológico. Dentre eles são usados os anticoncepcionais, peróxido de benzoíla, retinóides e antibióticos orais.
Anticoncepcionais
Fazer o uso de pílulas anticoncepcionais contendo progestina e estrogênio são usados para diminuir a produção de sebo por reduzir os níveis de andrógenos em seu corpo. Esse processo ajuda a diminuir a gravidade da acne.
Peróxido de benzoíla e retinóides
O peróxido de benzoíla é um agente queratolítico que mata a bactéria responsável pelo surgimento das espinhas, além de remover a camada superficial da pele, reduz a vermelhidão e tem efeito anti-inflamatório.
Os retinóides são um grupo de derivados da vitamina A que apresentam excelentes resultados contra a acne, por causa da sua ação anti-inflamatória, queratolítica e comedogênica.
Antibióticos
Já os antibióticos orais são usados para reduzir a propagação de bactérias. Dentre os mais utilizados estão as tetraciclinas (tetraciclina, minociclina e doxiciclina) ou os macrolídeos (azitromicina e eritromicina).
Os tratamentos não-farmacológicos
Os tratamentos não-farmacológicos não incluem o uso de medicamentos, nesse caso são utilizados aparelhos estéticos, como a luz pulsada, o laser fracionado e o eletrolifting.
Tratamento com laser
O laser fracionado é um laser que fragmenta as células da acne, promovendo a remoção das mesmas. O tratamento com laser é um tratamento recente para a acne que mostra bons resultados. O laser ajuda a remover as células mortas da pele, reduzir a oleosidade e a inflamação.
Tratamento com luz
Esse tratamento com a luz pulsada ajuda a reduzir a inflamação e a oleosidade da pele. Por também ajudar a reduzir as cicatrizes, a luz pulsada é recomendada para o tratamento da acne.
Tratamento com microdermoabrasão
A tecnologia de microdermoabrasão esfolia gradualmente a superfície da pele através da ação de microcristais na pele removendo as células queratinizadas e estimulando a produção de colágeno e elastina, o que melhora a suavidade e elasticidade da pele e melhora, assim, a aparência das cicatrizes de acne.
Tratamento com ozônio
Esse tipo de tratamento envolve o uso de água, óleos e óleos ozonizados, que proporcionam diversos benefícios.O tratamento com ozônio é um tratamento que ajuda a reduzir a inflamação e a oleosidade da pele. O ozônio também ajuda a eliminar as bactérias que causam a acne. A ozonioterapia para acne tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, que atuam na regeneração da pele.
Tratamento com eletrolifting
O procedimento é feito com o uso de um aparelho de corrente microgalvânica, que possui um equipamento em forma de caneta, responsável por gerar uma corrente elétrica na região tratada, aumentando a vascularização da pele.
Já a eletrolifting é um procedimento que utiliza uma corrente elétrica para estimular a circulação sanguínea na pele.
Então o que podemos verificar é que a acne é uma condição da pele muito comum, inclusive em adultos, e existem diferentes tipos de acne, e cada um requer um tratamento diferente. O objetivo do tratamento é remover o excesso de oleosidade da pele, reduzir a inflamação e prevenir a formação de cicatrizes.
Existem muitos produtos e tratamentos disponíveis para a acne e cada um é mais adequado dependendo do tipo de acne que você tem.
Antes de iniciar qualquer tratamento para a acne, consulte o seu médico. O médico irá avaliar o seu histórico médico e examinar a sua pele para determinar o melhor tratamento para você.
É importante que o paciente siga as orientações do dermatologista e use os tratamentos corretamente para obter os melhores resultados.
Se você está sofrendo com acne na fase adulta, deve procurar um dermatologista para avaliar a gravidade do problema e receber um tratamento adequado. Em muitos casos o tratamento da acne é simples e eficaz, e com um pouco de paciência e perseverança os sintomas podem ser reduzidos significativamente.
Se você está em Santo Antônio da Platina ou região e sofre com espinhas, marque sua consulta com a Dra. Mariana Magalhães para uma avaliação e começar o tratamento mais adequado para seu caso.