O transplante capilar é uma técnica cirúrgica que tem como objetivo reparar áreas da cabeça que estão carecas ou com falhas de cabelo. A técnica envolve o transplante de folículos capilares saudáveis de uma área da cabeça para uma área careca ou com falhas.
A técnica FUE é a mais utilizada atualmente para realizar um transplante capilar. A sigla FUE (Follicular Unit Extraction) significa extração de unidades foliculares. Como o próprio nome sugere, a técnica envolve a extração de folículos capilares individualmente da área doadora e transplantá-los para a área alvo.
O que é um transplante capilar? Utilizando a Técnica FUE – Extração de Unidades Foliculares
O transplante capilar é uma técnica cirúrgica realizada por um dermatologista ou médico especializado na área de saúde capilar com o propósito de acabar com a calvície. A técnica FUE é muito utilizada para a realização desse procedimento por ser uma técnica minimamente invasiva e não necessitar de pontos. Os resultados dos transplantes capilares, na maioria dos pacientes apresentou melhora substancial na qualidade e quantidade de cabelo, o que proporcionou ao paciente um novo visual e melhor autoestima.
Consiste na extração dos fios na região da nuca (occipital – região que não é hormônio dependente) para transplantar na região necessária. Os fios transplantados têm a vantagem de não sofrer ação hormonal, logo os resultados são duradouros.
Por que as pessoas fazem transplante de cabelo?
O Transplante Capilar é um tratamento indicado para calvície ou alopecia androgenética. Além da calvície, áreas que sofreram queimaduras ou cicatrizes podem se beneficiar dessa técnica.O procedimento pode ser feito por homens ou mulheres adultos. Atualmente, a menos invasiva e com melhores resultados é a técnica FUE, que faz o transplante capilar do próprio couro cabeludo, podendo ser aplicado também usando os pelos da barba e das sobrancelhas.
Por que a Técnica FUE é a melhor opção para o transplante capilar?
O procedimento envolve o uso de unidades foliculares individuais, que são extraídas da área doadora com sua matriz de folículos intacta para serem transplantadas na área calva, resultando em novos cabelos saudáveis e duradouros. Esta técnica não só é eficaz para restaurar a área calva, mas também garante resultados naturais que podem durar anos
Além disso, não existem efeitos colaterais significativos, pois não há nenhuma incisão na área doadora, mantendo a área intacta. Por estas características, o transplante capilar tornou-se uma opção popular para acabar com a calvície e restaurar o visual.
Como é feito o procedimento de Transplante capilar com a Técnica FUE?
Após a consulta com o dermatologista e constatação da necessidade do transplante é feito o desenho na área de implantação, que é combinação das preferências pessoais do paciente, indicação de melhor design e do que é possível tecnicamente de se executar. É fundamental levarmos em conta a idade do paciente, sexo, etnia , tipo de penteado e formato do rosto.
Detalhe importante: Pode ser realizada no couro cabeludo, barba, sobrancelhas, e não é possível usar fios de outra pessoa para o transplante, o fio usado é da própria pessoa.
O paciente é submetido a raspagem do cabelo, exceto as mulheres, recebe uma anestesia local com sedação leve para o conforto do paciente durante o procedimento. A cirurgia consiste na retirada de folículos pilosos (são extraídos as unidades foliculares individuais, com uma média menor do que 1mm) de uma área chamada de doadora (região da nuca e lateral da cabeça. Esses folículos serão selecionados, contados e transplantados para área receptora (local da calvície).
O procedimento tem uma duração que varia em cada caso, em média tem duração de 6-8 horas devido ao grande detalhamento que a técnica exige, e a alta para retornar para casa com todas as orientações necessárias é no mesmo dia.
Qual o tempo de recuperação e os cuidados após o procedimento de Transplante capilar com a Técnica FUE?
Uma das principais perguntas feitas por paciente é quanto tempo demora para ver os resultados. A técnica FUE – fio a fio, permite excelentes resultados e naturalidade, mas necessita de cuidados na recuperação. Após a realização do transplante é necessário tratamento para calvície de acordo com o que o dermatologista receitar.
Os orifícios de extração são muito pequenos, a região cicatriza normalmente entre 2-3 dias, e os fios transplantados caem e voltam a crescer por volta de 4-6 meses e com 12 meses já temos um resultado satisfatório.
Dicas e a importância de um dermatologista para diagnosticar a necessidade de fazer o Transplante Capilar.
Marque uma consulta com a Dra. Mariana Magalhães em Santo Antônio da Platina para saber exatamente qual o melhor tratamento para o seu caso. A Dra. Mariana Magalhães é dermatologista e especialista em medicina estética, saúde da pele e tricologia que cuida da saúde dos cabelos.