A Alopecia Frontal Fibrosante é uma doença cuja a principal característica é a perda progressiva e simétrica dos pelos da linha anterior dos cabelos (linha de implantação) e das sobrancelhas. Sintomas como coceira, dor ou ardor no couro cabeludo, pápulas na face e redução dos pelos corporais, região genital e axilar podem estar associados.
Não sabemos a exata causa dessa alopecia, presume-se que fatores hormonais possam estar envolvidos. É mais frequente encontrada em mulheres e principalmente após a menopausa.
A AFF é uma doença que progride lentamente na grande maioria dos casos, iniciando como um processo inflamatório no folículo que após ser destruído, formam áreas de fibrose e cicatriz. A pele acometida pela alopecia apresenta-se pálida e atrófica. A perda bilateral das sobrancelhas é um achado comum, que ocorre em 50-83% dos pacientes.
Ainda não há cura, mas existem tratamentos para controlar a progressão da doença, porém é irreversível o que já perdeu. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o início do tratamento, maiores as chances de a doença estabilizar e de haver menor perda de cabelos.

